Leve e super fácil de fazer, a receita de hoje é pra quem é adepto da culinária vegana. Para o lanche da tarde com um suco bem geladinho fica uma delícia!

Ingredientes

Para a massa:
30 g de fermento biológico em pó
1 colher (sopa) de açúcar
1 e 1/2 xícara de água morna
1 xícara de óleo vegetal
1 colher rasa (sopa) de sal
Farinha de trigo até dar liga (usei aproximadamente de 500 g)

Para o recheio de proteína de soja temperada:
4 colheres (sopa) de óleo ou azeite
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 lata de Carne Vegetal Superbom
Temperos à gosto (aqui usamos tempero baiano, orégano, manjericão)
1 tomate picado
Sal à gosto

Preparo

Recheio:

Refogue o alho, a cebola no óleo ou azeite, em seguida acrescente o tomate picado. Junte a carne vegetal e os temperos. Acrescente sal. Reserve.

Massa:

Em uma vasilha coloque o fermento biológico e o açúcar. Acrescente a água morna, o óleo vegetal, o sal, e misture. Vá colocando farinha de trigo aos poucos, sovando delicadamente a massa, que ficará no ponto quando desgrudar da vasilha e das mãos com facilidade. A massa fica bem macia, é normal. Como ela cresce rápido é preciso rapidez na hora da montagem.

Montagem:

Na bancada limpa, polvilhe farinha de trigo. Pegue uma quantidade que dê o tamanho da esfiha que você deseja, e faça bolinhas com toda a massa, tomando cuidado para que elas fiquem lisas e uniformes. Abra uma a uma, tomando cuidado para não ter áreas mais finas. Coloque o recheio no centro, encoste dois dos lados da massa, em seguida junte com a parte de baixo, formando um triângulo. Procure deixá-la bem fechada, como também evitar fazer “pontas” muito grandes, que poderão ficar um pouco cruas devido ao acúmulo de massa. Faça isso com todas e ajeite-as na assadeira, dando uma distância de 1 dedo uma da outra. Asse em forno médio pré aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourarem.

 IMG_1259Esfiha VeganaEsfiha Vegana