Você já deve ter lido uma série de textos e ouvido inúmeros profissionais da saúde falando sobre a importância de beber água.

Pessoas que não se hidratam com frequência tendem a sofrer com problemas de saúde (como infecções de urina, intestino preso, entre outros).

Ainda tem dúvidas sobre os benefícios de beber água? Continue lendo este post! Separamos algumas informações essenciais sobre o consumo diário de líquidos e a sua importância para o seu organismo e bem-estar. Confira!

Os seres humanos e a sua relação com a água

A água não é apenas um líquido que precisamos ingerir. Ela faz parte de nós. Representa 75% da composição de um músculo, 95% da estrutura sanguínea e pouco mais de 20% de todos os tecidos ósseos. Ao todo, um ser humano adulto é composto por 65% de água! 

Esses números incríveis explicam por que o nosso corpo não consegue suportar muito tempo sem água — além de salientar o motivo da importância da sua reposição. Uma pessoa corre sérios riscos ao ficar desidratada. Por isso, é indispensável estar atento ao consumo regular.

Problemas causados pelo baixo consumo de água

Listamos alguns dos problemas relacionados ao consumo inadequado de água. Confira:

Fadiga

Ao consumir pouca água, nosso corpo fica com um déficit na hidratação, o que reduz a atividade enzimática e cria a sensação de fadiga — que é basicamente aquele cansaço persistente que nos deixa sem ritmo para fazer nenhum tipo de atividade, seja ela física ou mental. 

Constipação intestinal

A água é um agente importante na formação do bolo fecal. Quando o consumo é pequeno, o intestino tem dificuldade para efetuar a excreção e formação das fezes, o que gera o desconforto conhecido como constipação ou prisão de ventre.

Eczemas

Eczemas são infecções cutâneas muito comuns tanto em adultos quanto em crianças. Existem diversos fatores ligados ao seu surgimento, sendo um dos principais a falta de hidratação da pele.

Reumatismo

Quem sofre de reumatismo ou artrite precisa ficar alerta quanto ao seu consumo de líquidos. A hidratação das juntas e ligamentos é imprescindível para reduzir os efeitos dessas doenças. Por isso, é preciso ficar muito atento e beber água com frequência.

Enxaqueca

A temida enxaqueca também se agrava conforme a ingestão de líquidos da pessoa. Quem toma pouca água sofre com o aumento da temperatura corporal, o que gera a dilatação dos vasos sanguíneos e capilares, que são uma das causas da enxaqueca. 

Os benefícios de beber água na medida certa

Além de evitar os problemas citados acima, o consumo de água traz grandes benefícios para o corpo. Alguns deles são:

Mantém a pele jovem e saudável

Quanto mais você se hidrata, melhor será a saúde da sua pele. Isso significa que ela vai envelhecer numa velocidade mais lenta, além de manter um aspecto saudável, sem manchas ou marcas de ressecamento. 

Ajuda no combate ao sobrepeso

A água auxilia na sensação de saciedade, algo que é muito importante para quem está com a alimentação controlada.

Regula a temperatura corporal

Com a temperatura regulada, nosso corpo tende a sofrer menos com as atividades físicas. Ao evitar altas temperaturas corporais, a chance de sentir algum mal-estar físico diminui. 

Melhora a absorção e distribuição de nutrientes

Beber bastante água ajuda a absorver e distribuir melhor os nutrientes ingeridos durante a alimentação (como a glicose e os sais minerais). Esse procedimento é fundamental para manter nosso corpo saudável.

Essas são algumas informações essenciais para que você não se esqueça da relevância que o ato de beber água tem para o seu organismo. E lembre-se: é importante priorizar a água na hora de se hidratar, afinal, nem todos os líquidos possuem baixo teor calórico (como é o caso de alguns sucos).

Gostou do post? Agora que você já está por dentro dos benefícios da água, que tal aprender um pouco mais sobre os melhores alimentos para cuidar do coração?