Tirar férias, viajar, conhecer novos lugares, desfrutar de momentos inesquecíveis e estar próximo a pessoas que amamos em diferentes lugares do mundo. Muitas vezes relacionamos isso a uma vida utópica, de caprichos e coberta de vaidades, mas, na verdade, só estamos tornando os nossos dias mais saudáveis. No dia nacional do turismo vamos mostrar que essa não é mais uma daquelas informações tiradas de um consenso comum. A afirmação é dada com base em estudos realizados por pesquisadores do The Holiday Health Experiment.

airlplaneOs cientistas concluíram também que os principais benefícios trazidos pelas viagens estão relacionados à redução da pressão arterial, alívio do stresse, melhoria na qualidade do sono e rejuvenescimento do corpo. O estudo constatou também que os benefícios das férias podem permanecer no corpo durante vários meses.

A pesquisa envolveu 12 voluntários que responderam um questionário sobre saúde e tiveram um acompanhamento dos seus padrões cardíacos, de sono e resistência ao estresse. Além disso, passaram também por testes psicoterapêuticos. Terminada essa etapa, metade deles viajou para outros países e a outra continuou a sua atividade profissional.  Ao fim do período todos foram submetidos novamente a uma bateria de exames.

Os resultados mostraram que a pressão arterial dos viajantes diminuiu, a qualidade do sono melhorou, a capacidade de recuperar do estresse aumentou, além de apresentar redução de glicose no sangue. Os que não tiveram a oportunidade de sair pioraram todos os índices. Isso comprova a importância daquele tão importante “break” na rotina. Aproveitar as férias para fazer um passeio é muito mais do que um mero luxo. É um momento que pode ser utilizado para revigorar os dias, a vida e principalmente a saúde.

Fonte: Só Notícia Boa