Moramos em um país privilegiado. O nosso clima permite que variados tipos de frutas sejam produzidos e consumidos por nós, brasileiros. São inúmeras possibilidades para os mais variados gostos. Uma das opções é a goiaba, um fruto rico em diversas substâncias benéficas para o corpo e, consequentemente, para a saúde também. A goiabeira é natural do nosso continente. Por aqui, a encontramos facilmente em jardins, pomares ou mesmo nas diversas plantações da fruta espalhadas por todo o Brasil. Pensando nas possibilidades de saúde que você pode ter consumindo esse alimento, o Blog da Superbom separou alguns benefícios dessa que é uma das frutas mais consumidas em nosso país.

Todas as partes do “pé de goiaba” podem ser utilizadas e podem exercer um papel diferenciado para o ser humano. As folhas e a casca, por exemplo,  têm uma longa história de usos medicinais. Os indígenas utilizam a folha para tratamento de dor na garganta, vômitos, problemas no estômago, vertigem e também na regularização de períodos menstruais. Falando da fruta em si, podemos destacar a sua importante concentração de vitamina C, além de ser uma boa fonte de pectina, que é uma fibra dietética.

DSC00334

A goiaba pode ser utilizada no tratamento de alguns problemas que eventualmente venham a atrapalhar o bom funcionamento do corpo. Por isso, ele pode exercer diversas funções medicinais. Podemos mencionar algumas delas: analgésico, adstringente, antibacteriano, antidiarreico, antiespasmódico, antioxidante, cardiotônico, diurético, fungicida, nervino, sedativo, tônico estomacal, vasoconstritor, vermífugo etc.

Muitos são os benefícios dessa fruta que é facilmente encontrada em todo o território nacional. Agora que você já sabe mais sobre suas propriedades, é só incrementar mais esse alimento em suas refeições se atentando também para as outras partes aproveitáveis que o pé de goiaba possui.

Fonte: Plantas medicinais e Fitoterapia