Sabemos que o leite e seus derivados são ricas fontes de cálcio. Mas muita gente não gosta ou não pode tomar a bebida e a “culpa” pela sensação de estar com déficit de cálcio no sangue é recorrente. Isso só acontece por causa da falta de informação. Há muitos alimentos que são dotados de generosas doses do nutriente. Vegetais, leguminosas, grãos e muitas outras opções naturais para compensar a “falta” do leite.

O cálcio é muito importante para a formação e manutenção da saúde dos ossos. É a principal substância utilizada na prevenção de problemas como a osteoporose – doença que deixa os ossos frágeis (facilitando as lesões) e porosos. Estudos mostram que é necessário que o ser humano consuma por dia 1.200mg do nutriente, “dose” que dever ser aumentada com o avanço da idade.

Para você que pretende aumentar o cálcio em sua dieta sem a utilização do leite, segue abaixo uma lista com 10 alimentos que podem ser usados como boas fontes da substância.

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Gergelim – O Grão possui 825mg de cálcio em 100g

Laranja – A fruta contém 35mg de cálcio em 100g.

Salsa – A hortaliça é dispõe 179mg de cálcio em 100g.

Rúcula – Encontra-se 117mg de cálcio em 100g.

Leite de soja – A bebida possui 240mg de cálcio em 200ml (um copo).

Semente de linhaça – Contém 211mg de cálcio em 100g.

Feijão carioca – O Grão traz 123mg de cálcio em 100g.

Espinafre – A hortaliça possui 112mg de cálcio em 100g.

Grão-de-bico – Encontra-se 114mg de cálcio em 100g.

Brócolis – O vegetal contém 86mg de cálcio em 100g.

 

Fonte: Ig Saúde