Sabe aquela preocupação de quem é vegano em consumir uma bebida saudável e que não seja de origem animal? O leite vegetal supre 100% essa necessidade, assim como a dos intolerantes à lactose, que podem tomar a bebida sem nenhuma preocupação, já que ela não contém essa substância.

Criada para substituir o leite de vaca, a bebida vegetal cumpre muito bem essa função e pode ser feita a partir de vários ingredientes, como arroz, amêndoas, castanhas e muito mais.

O que é o leite vegetal e do que ele é feito?

Como você viu logo no começo do texto, ele é uma bebida feita só de vegetais. O nome só vem por conta da aparência, que se assemelha muito ao leite de vaca tradicional. A diferença é que nas bebidas vegetais não há a presença de lactose e de qualquer elemento de origem animal.

O leite vegetal é um alimento excelente para qualquer pessoa, sabia? Ele pode ser feito com aveia, amêndoas e até arroz! Cada um desses ingredientes na bebida é ótimo para manter a saúde e até controlar o peso.

Quais são os benefícios da bebida vegetal?

Além de eles apresentarem baixíssimo teor de sódio, os leites são 100% de origem vegetal e não têm colesterol. Abaixo, você confere os benefícios de tipo de bebida vegetal.

Leite de aveia: atua na prevenção e tratamento do diabetes, seu alto teor de fibras ajuda no funcionamento correto do intestino e de todo o sistema digestivo e ainda tem altas doses de vitamina E, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, no fortalecimento do sistema imunológico e no rejuvenescimento da pele.

Leite de arroz com amêndoas: não tem glúten, ajuda na prevenção da osteoporose e no controle do peso, tem gorduras boas que auxiliam na redução do colesterol ruim e aumento do colesterol bom e ainda tem doses elevadas de potássio, magnésio, cálcio, ferro e vitamina E, sendo ótimo para ajudar quem tem anemia. 

Leite de arroz: tem baixo valor calórico, ou seja, é ótimo para quem quer perder peso, além de não conter glúten e ter carboidratos bons, que dão aquela sensação de saciedade.

Por que o leite vegetal é melhor que o leite de vaca?

Sabe aquela sensação de estufamento e até enjoo que algumas pessoas falam que sentem? Isso pode ser um indício de intolerância ao leite de vaca, já que ela tem vários níveis, que apresentam sintomas desde os citados acima, mas podem aparecer com sinais mais fortes e aparentes, como dor de cabeça, tontura,diarreia, vômito e dor abdominal.

Isso acontece porque algumas pessoas apresentam intolerância à lactose, um tipo de açúcar exclusivo do leite e de seus derivados. Além de tudo isso, o leite de vaca integral ainda tem alto de teor de gorduras, o que pode atrapalhar a perda de peso.

O leite vegetal, por sua vez, não contém a lactose e alguns ainda têm muitas fibras em sua composição, o que ajuda muito no emagrecimento e no controle da flora intestinal. Algumas versões ainda não contém glúten, ou seja, podem ser consumidas pelos celíacos.

Ele não é apenas uma bebida para acompanhar o seu café da manhã ou lanche da tarde, mas sim uma fonte de nutrientes importante para ajudar na prevenção de várias doenças.

Como preparar o leite vegetal e como usar?

Para preparar o leite vegetal, você vai precisar de, basicamente, água e o ingrediente que vai ser a base do seu leite. Por exemplo, se você for fazer um leite de avelã, é só colocar 1 xícara de molho em água durante 6 horas. Depois, é só descartar o líquido e bater as avelãs com 2 copos de água. Coe em seguida e seu leite de avelã está pronto para beber!

Você pode usar o leite vegetal em várias receitas para consumir de manhã ou à tarde, como mingau, vitaminas e receitas em geral.

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