Ao adotar o veganismo como estilo de vida, a pessoa deixa de consumir todo produto que seja de origem animal — tanto alimentos quanto cosméticos e itens farmacêuticos.

Com uma alimentação mais restrita, pode ocorrer a falta de nutrientes essenciais ao organismo, como a vitamina B12 e a proteína. Mas isso não é motivo para se assustar, pois essas e outras substâncias podem ser encontrados em legumes, sementes e até mesmo na soja.

Por falar nesses itens que são tão importantes na rotina de um vegano, conheça agora os benefícios dos legumes, das sementes e da soja!

Benefícios dos legumes

Segundo a pirâmide alimentar, um “guia” recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), devemos consumir de 4 a 5 porções de hortaliças diariamente. E, como você já deve saber, as verduras e os legumes são quem compõem esse grupo alimentar.

Eles são muito importantes por fornecer vitaminas, fibras e minerais, que são importantes para a nossa saúde — como as vitaminas A, B e C e minerais, como o cálcio, o ferro, o potássio e o magnésio, além de fibras solúveis e insolúveis.

Alguns exemplos de legumes e seus benefícios:

  • cenoura: fonte de vitamina A e betacaroteno, que mantêm pele, cabelos, ossos e olhos saudáveis, além de ser rica em vários sais minerais, como o fósforo, o cálcio e o potássio;

  • beterraba: rica em vitamina A, B, C, potássio, ferro, zinco, folato e ferro, tem propriedades anticancerígenas, melhora a memória e protege o coração;

  • abóbora: fonte de betacaroteno, fibras e vitamina A, tem um grande poder antioxidante e ajuda a prevenir vários tipos de câncer;

  • alface: com pró-vitamina A, vitaminas B, C e K, além de vários minerais, auxilia na redução do colesterol, previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.

Benefícios das sementes

As sementes são um grupo alimentar muito rico nutricionalmente, pois além de serem fartas em vitaminas, minerais, fibras e proteínas, ainda são excelentes fontes de gordura insaturada — aquela que não faz mal nenhum, aliás, faz bem.

Muitos estudos, inclusive, comprovam que o consumo regular de sementes pode ajudar a prevenir a obesidade, a diabetes e uma série de doenças cardiovasculares.

Além disso, as sementes são excelentes opções para misturar em saladas e outros pratos a fim de dar aquela enriquecida. Veja algumas opções para incluir na sua alimentação, bem como seus benefícios:

  • chia: é rica em ômega 3 e contém mais cálcio do que o leite, ainda é fonte de magnésio, vitamina A, potássio e zinco, além de beneficiar o coração, os ossos, o cérebro, a visão e o paladar;

  • gergelim: fortalece ossos e tendões, auxilia os rins e o fígado, combate dores lombares, nos joelhos e o reumatismo, melhora a elasticidade da pele, previne a queda de cabelo e ainda é um poderoso antioxidante;

  • quinoa: fonte de proteínas, aminoácidos, várias vitaminas, uma série de minerais e ômega 3 e 6, além de ser excelente para aliviar os sintomas da TPM e da menopausa.

Benefícios da soja

A soja é uma leguminosa comestível que é excelente fonte de proteínas. Por isso, é muito importante na alimentação dos veganos, sendo muito utilizada na produção de alimentos que substituem artigos de origem animal.

E não é só por isso que ela é tão importante: a soja é uma grande fonte de energia — 100 g oferecem cerca de 450 calorias. Além disso, ela contém uma série de benefícios, como:

  • diminui o colesterol;

  • previne e ajuda no tratamento da diabetes;

  • melhora a saúde do coração;

  • fortalece os ossos;

  • reduz a probabilidade de câncer;

  • ajuda na digestão;

  • diminui o risco de doenças, como o Alzheimer;

  • diminui a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento;

  • protege o pulmão;

  • faz bem para a memória e o cérebro.

Adotar o estilo de vida vegano não significa ter menos saúde ou que faltarão nutrientes no organismo, desde que uma alimentação rica e nutritiva seja priorizada — ao incluir legumes, sementes e soja na sua rotina, você já garante isso!

Gostou do texto? Quer conferir mais dicas? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!