O formato faz jus ao nome. Os traços inconfundíveis que parecem simular uma pimenta exagerada no tamanho, faz do conhecido “pimentão” um alimento muito versátil, saboroso e que traz muitos benefícios à saúde de quem o consome. São inúmeras possibilidades de pratos, combinações e receitas que podem ficar ainda mais saborosas com o vegetal. Além do paladar, o seu usuário pode usufruir de diversos componentes nutricionais que vão beneficiar o seu corpo, além de proporcionar, consequentemente, melhor qualidade de vida. Verde, vermelho, amarelo, branco, roxo… as opções são variadas, mas o aspecto da hortaliça é inconfundível e dão uma “vida” marcante  ao temperar os alimentos.

Os pimentões contêm uma quantidade generosa de provitamina A (beta-caroteno). No caso da variedade “vermelha” o composição chega a ser mais do que a metade das necessidades diárias desta vitamina para um adulto. Outro benefício é a presença de carotenoides como o licopeno, que é um potente antioxidante que protege contra a degeneração cancerosa das células. A vitamina C também é encontrada à vontade no vegetal. Calcula-se que ele possui quatro vezes mais do componente do que o limão, por exemplo.

Conheça os benefícios do pimentão

Outros destaques como os flavonoides (que são bons antioxidantes que agem como anti inflamatórios e protetores do sistema circulatório), capsacina (ela é responsável pelo odor do alimento, estudiosos garantem que doses suaves da propriedade são estimulantes e digestivas), e a fibra vegetal (que potencializa a ação laxante do pimentão), fazem com que ele seja uma opção muito completa e saudável.

O alimento pode também combater infecções do estômago, prisão de ventre, além de controlar e prevenir o diabetes, obesidade e o câncer digestivo. Após saber todas essas importantes informações, o conselho que fica é o de que você aumente ainda mais as doses diárias desse que é um excelente fruto para aumentar a qualidade das suas refeições. Desejamos um ótimo apetite!

Fonte: Ideal Dicas