Para que o nosso organismo funcione bem, é essencial que todos os órgãos estejam saudáveis. No entanto, alguns maus hábitos podem prejudicar a nossa saúde, como o consumo excessivo de bebida alcoólica, de cigarro, de gorduras, de alimentos industrializados, além dos altos níveis de estresse e de poluição. Esses exageros resultam em substâncias tóxicas que afetam nosso bem-estar. E, entre as mais de 200 funções do fígado, a principal delas é filtrar essas toxinas do nosso sangue, garantindo, assim, a vitalidade de nosso corpo.

Hábitos ruins, principalmente alimentares, podem sobrecarregar o fígado e prejudicar a saúde. Assim, para garantir que ele esteja sempre saudável, é preciso manter uma vida equilibrada e cuidar da alimentação. Existem alguns alimentos que, além de serem saudáveis, são capazes de regenerar a saúde do fígado e promover uma desintoxicação do organismo, se consumidos regularmente.

Quer ter uma vida mais leve e saudável? Descubra, neste post, quais são os alimentos que beneficiam o fígado e a importância desse órgão para o bom funcionamento do nosso organismo.

10 alimentos que beneficiam o fígado

1. Mel

O própolis, extraído do mel de abelhas, além de ser antisséptico, antioxidante e um anti-inflamatório natural, contém substâncias chamadas bioflavonoides, que facilitam o trabalho do fígado no processo de desintoxicação do organismo. Existem estudos que comprovam a eficiência do própolis no combate de tumores no cérebro, no pâncreas e no fígado.

2. Maçã

A maçã contém pectinas, fibras solúveis que, além de ajudarem a diminuir o colesterol ruim no sangue, facilitam a digestão e auxiliam na limpeza do trato intestinal, facilitando, assim, o trabalho do fígado na eliminação de toxinas. Uma única maçã por dia pode melhorar muito a sua saúde.

3. Abacaxi

Além de ser um excelente diurético, anti-inflamatório e fonte de vitamina B e C, o abacaxi contém grande quantidade de água e fibras, que ajudam no processo digestivo e na desintoxicação do organismo. Por ser uma fruta saborosa, nutritiva e de baixo teor calórico, é muito recomendada para o consumo de quem quer emagrecer.

4. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como a amora, a cereja, a framboesa e o morango, além de serem ricas em ácido ascórbico, que ajuda no controle do envelhecimento precoce, têm antioxidantes naturais e auxiliam no processo de purificação do sangue.

5. Folhas verdes

Um dos nutrientes que tem a função de limpar o fígado é o enxofre, encontrado em vegetais de cor verde-escura, como a couve, o agrião, a escarola, a rúcula e o almeirão. Esses alimentos podem ser ingeridos duas vezes ao dia, sejam crus, refogados ou em forma de suco, batidos no liquidificador.

6. Gengibre

Muito famoso por suas propriedades termogênicas, que colaboram com o emagrecimento, o gengibre também é considerado um tônico para o fígado, pois ajuda na secreção da bile e no processo de digestão de gorduras, auxiliando a desintoxicação.

7. Limão

Rico em ácido ascórbico e antioxidantes, que ajudam a proteger o fígado e a desintoxicar o organismo. O limão também funciona como uma espécie de detergente no corpo, neutralizando o pH do sangue, auxiliando no processo de digestão de gorduras e na perda de peso.

8. Grãos, cereais e castanhas

A cisteína é um aminoácido presente em cereais e grãos, como a lentilha, o feijão-branco, o grão-de-bico, a aveia, os cereais integrais, as nozes, as avelãs e as amêndoas, entre outros. Ajuda a fortalecer as enzimas que atuam limpando o organismo e regenerando o fígado.

9. Toranja

A toranja traz uma boa quantidade de vitamina C e de antioxidantes, auxiliando o fígado a eliminar toxinas do corpo, algumas delas consideradas cancerígenas. Um copo de suco fresco de toranja por dia será de grande ajuda nesse processo diário de limpeza do organismo.

10. Água

A água é o que ajuda o fígado a trabalhar, eliminando, por meio da urina, as substâncias tóxicas resultantes dos maus hábitos. Leve uma garrafinha sempre com você, para manter-se hidratado ao longo do dia.

Dicas para montar um cardápio saudável

Além dos alimentos apresentados, existem outras frutas, verduras e legumes com propriedades antioxidantes que auxiliam no processo de limpeza do organismo. Abaixo, listamos algumas opções de cardápios saudáveis para você cuidar do seu fígado e da sua saúde. Confira!

Café da manhã

Opção 1:

Modo de preparo do suco detox: bata no liquidificador meia folha de couve, uma rodela de gengibre, o suco de um limão e um copo de água filtrada.

O limão é rico em vitamina C e serve de veículo para o ferro pertencente na couve. Além disso, a couve tem vitamina B6, magnésio e ácido fólico, elementos que agem como regeneradores hepáticos, auxiliando o fígado. Já o gengibre oferece os benefícios termogênicos.

Opção 2:

  • 1 taça de morangos picados com aveia e mel;
  • 1 iogurte natural.

Almoço

  • salada de folhas verdes;
  • panqueca sem glúten e carne vegetal (veja a receita aqui);
  • feijão-branco, lentilha ou grão-de-bico.

Consuma uma salada com folhas escuras (almeirão, brócolis, agrião, rúcula, alface, mostarda, couve ou espinafre). São alimentos ricos em enxofre e contêm substâncias que vão purificar as vias do seu corpo.

O fígado produz uma enzima que limpa o organismo, mas só age com a ingestão do enxofre. O feijão-branco, a lentilha e o grão-de-bico têm colina, elemento que ajuda na limpeza do órgão, e taurina, substância que é desintoxicante.

Jantar

No jantar podem ser repetidas as saladas e as frutas, pois, além de serem leves para a refeição noturna, continuam a colaborar com o bom funcionamento do fígado.

  • 1 prato de sobremesa de salada de acelga, tomate, beterraba e azeite de oliva;
  • 2 colheres de macarrão com escarola;
  • hambúrguer vegano (veja receita aqui);
  • 1 fatia grossa de abacaxi.

Esse é um mix de fibras e substâncias benéficas à digestão. A escarola contém compostos que estimulam a produção e a secreção da bile, substância fabricada pelo fígado com importante papel na digestão. O abacaxi contém bromelina, que ajuda na digestão de gorduras. E o azeite de oliva contém gorduras do tipo ômega 9, que também melhoram o desempenho do órgão.

Vale lembrar, ainda, que, quanto mais carboidratos uma pessoa ingerir, mais trabalho o fígado terá caso esteja adoecido, trabalhando de forma mais lenta. Por isso, vale diminuir o consumo de pães e massas.

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