Existem muitas raízes comestíveis que não valorizamos tanto quanto deveríamos. O consumo desses vegetais tinha de ser mais presente em nossa dieta, já que agregam importantes propriedades ao nosso organismo. Por isso, o Blog da Superbom decidiu trazer no post de hoje as qualidades de um alimento muito fácil de ser encontrado no Brasil: o inhame.

Para começar, os especialistas da nutrição afirmam que esta pode ser uma raiz capaz de substituir a função do arroz em determinadas refeições. Uma importante habilidade desse vegetal é a baixa caloria, ele possui um tipo de carboidrato que gera energia, mas não se transforma rapidamente em gordura.

Dá para se utilizar o vegetal de diferentes formas. Entre elas: purê, cozido ou refogado. Os nutrientes são muitos como, por exemplo, o cálcio, ferro e vitaminas do complexo B (sobretudo a B6, considerada a vitamina da mulher, pois acalma, tranquiliza e melhora a depressão).

Outra boa substância que agrega à composição do inhame é a diosgenina que, segundo pesquisas, pode ser responsável por aumentar a produção do colágeno, a matriz óssea, favorecendo a saúde dos ossos. É um excelente alimento para a saúde feminina, pois é responsável por diminuir os sintomas da TPM e da menopausa. Estudos também afirmam que o inhame é capaz, inclusive, de diminuir a proliferação de câncer de mama. 

O vegetal é facilmente encontrado nos diversos supermercados e feiras espalhadas em todos os cantos do país. Ao levar a raiz para casa, poderá ter a certeza de estar agregando muita saúde à sua dieta.

Fonte: G1