A salada vem se fazendo cada vez mais presente na mesa dos brasileiros e é indispensável na rotina dos veganos e dos vegetarianos. Apesar de muita gente achar que ela serve apenas de acompanhamento e não enche a barriga, esse prato pode ser uma refeição completa, saborosa e muito nutritiva.

Entretanto, muitas pessoas ainda têm dificuldades na hora de montar e saborear uma salada com bastante variedade de ingredientes, capazes de torná-la mais diversificada, colorida e gostosa.

Foi por isso que desenvolvemos este post para você, com dicas de como montar uma salada completa, nutritiva e muito atraente. Confira!

Comece pelas folhas

A base de uma boa salada são as folhas. Elas são ricas em fibras, ajudam na sensação de saciedade e ainda protegem as paredes do estômago.

Pelo fato de serem ricas em fibras, ajudam a controlar o colesterol, a glicemia e os triglicerídeos, prevenindo doenças como a diabetes e a pressão alta. Além disso, melhoram o trânsito intestinal.

Para deixar sua salada mais rica, aposte em uma mistura de tipos diferentes de folhas. Algumas sugestões são a alface, o espinafre, a rúcula, a couve e a acelga.

Adicione os legumes

Apesar das folhas serem muito importantes numa salada e fornecerem uma série de nutrientes, um prato completo e realmente nutritivo precisa de mais ingredientes, como os legumes.

Na hora de adicionar esses itens à sua salada, a regra é deixá-la o mais colorida possível. Divirta-se com as diferentes cores e sabores dos alimentos. Colorir a refeição é importante porque alguns artigos são ricos em determinados nutrientes que são responsáveis por dar cor a eles.

Os alimentos de cor avermelhada, por exemplo, são fontes de vitamina C e licopeno. Já os alaranjados são ricos em vitamina E e betacaroteno. Os produtos roxos são ricos em antocianinas e resveratrol — antioxidantes muito potentes.

Algumas sugestões de legumes para tornar sua salada mais completa e nutritiva são o brócolis, a beterraba, o pepino, o tomate, os rabanetes, o chuchu, os pimentões e a cenoura, alimentos de cores bem diversas e ricos nos mais diferentes nutrientes!

Acrescente alguns carboidratos

Quem pensa que a salada não pode ser uma boa fonte de carboidratos está muito enganado: basta escolher os ingredientes certos.

Até porque, uma refeição realmente completa deve conter nutrientes dos mais diversos grupos e não somente vitaminas e minerais. Os carboidratos, por exemplo, são essenciais em nossa alimentação, pois eles são a principal fonte de energia para o organismo.

Por isso, acrescente em sua salada alguns cereais integrais, como a cevada e a quinoa, ou então alguns tubérculos, como a batata-doce, a batata-inglesa e a mandioca. Vale também preparar algumas torradinhas integrais para acompanhar a refeição e reforçar os carboidratos.

Experimente a mistura de frutas e legumes cozidos

Caso você goste de experimentar sabores diferentes, pode acrescentar algumas frutas — elas podem servir também como fonte de carboidratos. Além disso, trazem mais sabor e refrescância para a salada, sendo uma excelente sugestão, principalmente nos dias quentes de verão.

Porém, as frutas devem acompanhar os legumes cozidos, nunca as verduras. Isso porque o consumo de frutas e verduras na mesma refeição não é recomendado. Experimente adicionar alguma fruta de sua preferência a uma salada de legumes cozidos a vapor, por exemplo, e verá como o resultado pode ser surpreendente!

Utilize temperos naturais

Uma salada saborosa precisa, além de variedade, ser bem-temperada. Mas tome cuidado nessa hora para utilizar somente temperos naturais, sejam eles frescos ou desidratados. Fuja dos temperos industrializados, que não têm nenhum valor nutricional e contêm agentes que podem ser tóxicos para o organismo, como o glutamato monossódico.

Tempere sua salada usando condimentos, como salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, tomilho, alho, coentro e outros. Para regar o prato, prefira o azeite extravirgem, o suco do limão e o vinagre.

A variedade em alimentos já torna sua salada mais completa e nutritiva, além de deixá-la bonita e vistosa. Porém, se você desejar caprichar mais no visual, pode organizar os ingredientes por cor, em uma espécie de arco-íris, ou apostar em cortes diferentes para os itens.

Gostou das nossas dicas de como montar uma salada? Então, compartilhe as informações com seus amigos nas suas redes sociais!