É nos dias de tempo seco que as pessoas mais sofrem com a rinite, asma e bronquite. Você que tem esses problemas respiratórios procure se prevenir tomando bastante água e evitando ar-condicionado, lugares não arejados e com acumulo de poeira.

Os casos de AVC e infarto também se intensificam quando o clima está propenso à falta de umidade. O sangue fica mais denso nessa época, então procure se cuidar.

Em ambientes que concentram muito calor e se tornam abafados procure manter sempre portas e janelas abertas para melhor circulação de ar, lugares que ficam por muito tempo fechados são tendenciosos a criarem mofos e ácaros, que são prejudiciais à saúde.

Na hora de dormir deixe uma bacia de água ao lado da cama próxima à cabeceira, ajudará a umedecer o ambiente e melhorar a respiração durante a noite, contribuindo para a abertura das vias nasais. Molhe bem uma toalha grande e a coloque pendurada na cabeceira da cama, isso também vai colaborar com o clima do ambiente.

O ventilador ajuda nos dias de calor intenso, mais não é recomendado para os dias secos porque gera vento mais não muda a característica do ar. Para quem sofre de problemas respiratórios o ventilador é um vilão quando usado intensamente durante a noite. Pode desencadear um resfriado ou despertar o um ataque alérgico. Utilize o umidificador elétrico, ele libera gotículas de água refrescando o ar.

Inaladores também colaboram e muito para que os pulmões fiquem mais aliviados nesse tempo seco. É recomendado fazer a inalação 2 vezes na semana ou mais se o quadro se intensificar.

Siga essas recomendações e estará livre de riscos com sua saúde.