Responda rápido: sopa combina com… Se você disse frio, está na hora de rever seus conceitos! Nutritivas e saborosas, as sopas de legumes não só podem como devem fazer parte do seu cardápio também nos dias quentes de verão.

Sim! Apesar de serem referências de pratos típicos de inverno, elas combinam também com o calor nas versões frias. Gostou da ideia, mas não sabe bem como aderir?

Para resolver esse problema, criamos o post de hoje. Nele, você vai saber mais sobre os benefícios da sopa para a sua saúde e aprender como fazer sopa de legumes tanto para os dias de inverno quanto para o verão. Acompanhe a leitura e inspire-se nas nossas sugestões de receitas!

Invista na sopa

Além de ser muito saborosa, a sopa traz uma série de benefícios para o organismo. Embora esteja frequentemente associado ao cardápio de quem faz dieta, por ser leve e rico em nutrientes, o prato também é uma excelente opção para quem não precisa se preocupar com a balança, mas quer manter a saúde em dia.

O ideal é dar preferência para aquelas preparadas com legumes variados, como a abóbora, que é rica em fibras e que ajudam a diminuir a sensação de fome além de conter propriedades antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce. Ou mesmo a mandioquinha, que auxilia na regulação do intestino e é fonte saudável de carboidrato, perfeito para o pré-treino dos adeptos da malhação que estão cansados de apostar na batata doce.

Outra vantagem da sopa é que ela é uma excelente maneira de consumir vegetais, já que a água utilizada no preparo é mantida, o que ajuda a preservar os nutrientes. Além disso, a consistência torna mais palatável o sabor daqueles legumes e verduras com os quais você tem menos afinidade, e que normalmente não consumiria em pedaços crus ou cozidos.

Uma outra boa pedida: apostar nos caldos. Mais leves, eles são uma ótima opção de entrada — o que deixa você com menos fome na hora do prato principal — ou para aliviar aquela vontade de comer algo gostoso fora de hora.

Há ainda as versões funcionais como o caldo de feijão com cebola, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, do mal de Parkinson e do Alzheimer, ou no caldo de legumes com cenoura, aipo e salsa, que mata a fome sem pesar no estômago e tem propriedades diuréticas.

Vai ter sopa no verão, sim!

Se no Brasil a sopa é tradicionalmente um prato típico dos dias mais frios, em outros lugares do mundo ela tem lugar cativo também no verão. Prato típico da Espanha, o gazpacho é uma sopa de legumes fria feita com vegetais crus.

A receita original leva tomates maduros, pimentão verde, pepino, cebola, pão, alho, azeite, vinho branco, sal e além de super nutritiva — o tomate é fonte de licopeno, que  auxilia na prevenção de diversos tipos de câncer —, o gazpacho chama a atenção por ser saboroso e muito refrescante.

Além da receita espanhola, você pode investir também na sopa de suco de tangerina com salsão picado em cubos, tomate e pimenta dedo de moça.  O prato alia a vitamina C da fruta, que atua na prevenção de gripes e resfriados, com as fibras do salsão, que ajudam o intestino a funcionar corretamente, em um prato saudável e refrescante, perfeito para os dias mais quentes.

É adepto dos sabores mais tradicionais? Então aposte na sopa fria de batata com alho poró. Enquanto os carboidratos da batata fornecem energia para enfrentar um dia de atividades intensas, os antioxidantes do alho poró ajudam a combater o envelhecimento precoce. Uma combinação perfeita!

Aprenda como fazer sopa de legumes para aquecer os dias frios

Perfeitas para aquecer e trazer uma sensação de aconchego nos dias mais frios, as sopas são pedida certa na estação mais fria do ano.

É hora de apostar nas receitas mais encorpadas, como a sopa de cebola gratinada, que leva azeite, manteiga, cebolas, leite, e uma porção generosa de queijo parmesão, ou na sopa de ervilha, que leva caldo de legumes, azeite, cebolas, alho e creme de leite.

Na hora de preparar a receita, você também pode deixar a criatividade falar mais alto e criar a sua própria versão: brócolis com palmito, mandioquinha com agrião, creme de milho… As opções são inúmeras!

Se quiser uma versão mais tradicional, invista na clássica — e deliciosa! — sopa de legumes com macarrão, cuja receita completa você encontra aqui.

Como você pode ver, embora combinem perfeitamente com os dias mais frios, as sopas não precisam ficar restritas a eles. Use a sua criatividade e crie combinações que agradem ao seu paladar e façam bem para a sua saúde!

Gostou de saber como fazer sopa de legumes e quais os benefícios de incluir o prato no seu cardápio? Então não se esqueça de assinar agora mesmo a nossa newsletter para receber dicas de estilo de vida saudável e bem-estar no seu e-mail!