A L.E.R é uma doença crônica que age nos músculos, ossos e tendões do corpo devido aos movimentos repetitivos e de longo prazo, causando a inflamação, desgaste e lesão desses membros e componentes do corpo comprometendo seus movimentos e fortalecimento.

Os distúrbios mais comuns são a Tendinite de Quervain, Síndrome do túnel do corpo, Cotovelo de Tenista e a Tendinite comum. Apesar dos movimentos repetitivos contribuírem para o surgimento desses problemas, outros fatores podem também acarreta-los, como por exemplo: carregar peso em excesso, a falta de exercícios físicos, a má postura e permanecer por muito tempo sentado.

Os primeiros sinais da L.E.R surgem quando a região lesionada já está bem afetada e comprometida, dessa forma não tendo mais condições de ser evitada, então o melhor remédio é a prevenção no dia a dia. Conheça algumas dicas de como se prevenir:

*Não ultrapasse os seus limites; não carregue ou levante mais pesos do que o seu corpo suporta, ao levantar objetos e materiais pesados, procure abaixar para as pernas auxiliarem no levantamento e distribuir a carga.

*Faça pausas nas atividades; quando for digitar, escrever ou fizer atividades muito repetitivas ao longo do dia, procure fazer pausas de 5 a 10 minutos, isso contribui para o relaxamento dos músculos e tendões. Também podem ser utilizados materiais ortopédicos como bolinhas de relaxamentos dos pulsos e mãos.

*Mantenha a postura; não é bom facilitar, por isso ao se sentar mantenha a postura correta, com a coluna cervical ereta e alinhada. Também deixe a cadeira em uma altura adequada, em que a mesa fique ao nível do umbigo.

Seguindo essas recomendações você garante melhor qualidade de vida e saúde para o seu corpo.

Até a próxima!