Aprenda a combater os sintomas da TPM

Toda mulher sabe quando estão chegando “aqueles dias”, a famosa TPM. Esses sintomas que precedem o início do fluxo menstrual pode trazer alguns desconfortos. Podemos notar a retenção de líquidos, o desejo por doces, irritação sem motivos aparentes, entre outros sintomas.

A boa notícia é que a alimentação e a prática de exercícios físicos podem ser as melhores formas de amenizar os sintomas nesse período de tantas variações hormonais. Separamos algumas dicas para facilitar o dia a dia feminino.

Insira na dieta alimentos ricos em magnésio

Responsável pela síntese de proteínas, ele está presente em alimentos como o figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana, entre outros alimentos.

Tome bastante água

Para aliviar dores e inchaços recomenda-se tomar bastante água ou ingerir alimentos que ajudam a melhorar a circulação, como  azeite de oliva, nozes, castanhas e linhaça. Ainda, durante a TPM, há uma queda nas taxas de vitamina B6 no organismo, nutriente que participa da produção de serotonina e, em consequência, melhora o humor. Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos, tais como: banana, semente de gergelim, grãos integrais, batata e lentilha.

Pratique exercícios físicos

Outra dica para amenizar a TPM é a prática de exercícios físicos. Durante a prática do exercício liberamos a endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer. A atividade física também acelera o metabolismo e contribui na melhora da circulação sanguínea.

Evite

É importante ressaltar que alguns alimentos devem ser evitados  nesse período, como café, refrigerantes, embutidos, adoçantes e produtos dietéticos, chocolates, bebidas alcoólicas, carnes vermelhas, alimentos gordurosos, açúcares e sal.

É necessário dosar as quantidades e equilibrar o cardápio do dia a dia. Além de aliviar os sintomas da TPM, essas dicas garantem também uma qualidade de vida mais saudável.