Com certeza você está sempre ouvindo que legumes e verduras fazem bem a saúde e que devem ser consumidos diariamente. Eles são ricos em nutrientes e vitaminas, além de conter antioxidantes que são essenciais ao organismo.

Mas dependendo da maneira como são preparados os legumes e verduras, eles sofrem uma grande perca de seus nutrientes devido ao calor. Então vale a pena ficar por dentro de como deixar seus alimentos mais ricos e saudáveis na maneira do preparo, até chegarem a sua mesa.

Ao colocar os alimentos para cozinharem na água, boa parte dos nutrientes são transferidos para a água. Dessa forma a água pode ser consumida como sopa ou caldo, sendo aproveitado todo aquele conteúdo nutricional existente na água que foi usada para o preparo dos legumes e verduras.

Mas se o seu desejo é fazer uma salada com os legumes e verduras, use água bem fervente para prepará-los, dessa forma eles perdem menos valores nutricionais.

Valores nutricionais

Couve-manteiga: fonte de vitaminas A e C, cálcio, fósforo, potássio e ácido fólico. Além de conter clorofila e glicosinolatos que limpam o organismo e regulam o teor de gordura no organismo.

Cenoura: rica em vitaminas A e C, potássio, carboidratos e sódio.

Berinjela: contém vitaminas C, B1 e B2. Além de proteínas, cálcio e fósforo.

Batata: contém vitaminas C e do complexo B. Carboidratos, fósforo, fibras, cálcio, magnésio, zinco e potássio.

Ervilha: fonte de vitaminas A, B e C. Além de potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco e selênio.

Tomate: contém vitamina C, potássio, fósforo, sódio, cálcio, fibras, magnésio e quantidade abundante de licopeno.

Beterraba: contém vitaminas A, C e do complexo B. Além de potássio, ferro e ácido fólico.

Brócolis: rico em vitaminas A, C e do complexo B. Além de cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e potássio.

Com um preparo adequado é possível aproveitar melhor os alimentos e seus nutrientes.