É um vegetal não muito conhecido no Brasil, mas tem um poder que está surpreendendo especialistas. Muitos cientistas já falam em “superalimento” por ser rica em proteínas e fornecer uma porção de carboidrato suficiente para uma família de cinco pessoas. O fruta-pão também tem uma característica de amenizar o problema da fome em alguns países. Entre os estudiosos, a fruta tropical é chamada de Artocarpus altilis, sua polpa é verde e tem uma textura de batata.

Ela é mais consumida em algumas ilhas o Pacífico e pode ser servida como refeição principal ou, ainda, transformada em doces. O Hawaii’s National Tropical Botanical Garden (NTBG) estuda a planta desde os anos 80 em conjunto com pesquisadores da Universidade do Noroeste (localizada em Chicago, EUA). Os cientistas constataram a presença de genes semelhantes na fruta breadnut encontrada na nova Guiné (os estudiosos acreditam que esse alimento é “parente” próximo do fruta-pão).

fruta pão 3

Em 2003 foi criado nos Estados Unidos o Instituto Fruta-Pão (que tem uma plantação na Ilha de Maui). Os pesquisadores trabalham com objetivo de distribuir fruta-pão para lugares de todo o mundo que não têm uma produção expressiva do alimento. Suas inúmeras propriedades ajudam a sustentar de forma eficiente pessoas que não têm como se alimentar adequadamente.

A árvore que produz o fruta-pão requer poucos cuidados, quando plantada em circunstancias climáticas e de solo favoráveis. O projeto norte-americano já enviou 26 mil plantas para 26 países, dentre eles Jamaica e Haiti. Agora que você já sabe sobre a “ofuscado” superpoder do fruta-pão, aproveite para acrescentar essa fruta na sua dieta e também na rotina da sua família.

Fonte: Terra Saúde