Engana-se quem acredita que churrasco vegetariano é sinônimo de comida sem graça e pouco variada. Com a diversidade de produtos existentes atualmente no mercado e uma dose extra de criatividade, é possível montar um cardápio saboroso, que em nada fica devendo à versão tradicional do evento.

Ainda tem dúvidas? No post de hoje, você vai aprender passo a passo como fazer churrasco vegetariano capaz de agradar até mesmo aqueles seus amigos carnívoros mais resistentes aos novos sabores. Preparado? Então acompanhe a leitura!

Aprenda como fazer churrasco vegetariano em 3 passos

1. Planeje o cardápio com antecedência

Se a ideia é fazer um churrasco vegetariano de sucesso, é importante planejar o cardápio com alguma antecedência. É hora de deixar a imaginação rolar solta e mostrar toda a sua criatividade na montagem do menu. Inspire-se em nossas sugestões!

Entradas

Em qualquer bom churrasco, não pode faltar o tradicional pão de alho. Sucesso entre vegetarianos e carnívoros, ele também é um ótimo acompanhamento para as estrelas da festa. 

Também pode ser uma ótima ideia fazer bruschettas com fatias de pão francês integral`, tomate picadinho e queijo vegano ralado ou apostar em antepastos de berinjelas, patês à base de maionese sem ovos e homus, a pasta de grão de bico queridinha dos vegetarianos.

Pratos principais

Engana-se quem acredita que um churrasco vegetariano precisa limitar-se aos vegetais. Atualmente, é possível encontrar produtos que trazem texturas e sabores de embutidos para o seu cardápio, como linguiças defumadas, linguiças aperitivo e salsichas feitas à base de ervilha.

Além disso, o churrasco vegetariano também pode ser incrementado com outros itens, como hambúrgueres de quinoa, bife vegetal, salsicha vegetal e frango à base de ervilha, entre outras opções. As possibilidades de combinações e a variedade são muito grandes e costumam agradar os paladares mais exigentes!

Acompanhamentos

Para acompanhar o seu churrasco vegetariano, você pode investir em pratos tradicionais, como arroz integral ou com legumes, saladas verdes e de macarrão e até mesmo farofa!

Nesse caso, sai o bacon e entram as oleaginosas, como castanha de caju, nozes e amêndoas, que dão crocância e sabor ao prato e são super saudáveis. Outra boa ideia é preparar um delicioso guacamole, receita mexicana que mistura abacate amassado, sal, limão, azeite, tomate, cebola e cheiro verde.

Sobremesas

Se você quer saber como fazer churrasco vegetariano que agrade pessoas de todos os perfis, não pode deixar de lado a sobremesa!

Uma boa pedida é investir nas frutas como abacaxi ou maçã com raspas de limão levadas à grelha, polvilhadas com canela e acompanhadas de uma bola de sorbet (sorvete de frutas à base de água). Outra boa ideia é fazer uma salada de frutas bem variada, que pode ser servida com creme de avelã vegano ou um delicioso brigadeiro de colher sem lactose.

2. Prepare os alimentos com antecedência

Embora alguns alimentos não necessitem de preparação prévia, outros devem ser temperados com alguma antecedência para que o seu churrasco vegetariano seja lembrado pelo sabor dos pratos.

É o caso, por exemplo, do tofu, que precisa ser marinado antes de ir à grelha. Sal, azeite e suco de limão são básicos, mas você não só pode como deve ir incluindo outros temperos para dar o seu toque especial.

A marinada também pode ser usada para dar mais sabor aos vegetais que vão à grelha em tamanhos menores, como tomates cereja e cubos de abobrinha.

Ainda que você considere que alguns vegetais não necessitam ser temperados previamente, é importante usar ao menos algumas gotas de azeite para que eles não fiquem ressecados demais quando expostos ao calor e nem grudem na churrasqueira.

Você também pode cozinhar previamente vegetais mais densos, que levam mais tempo para alcançarem o ponto perfeito, como a batata e a mandioca, e deixar para fazer somente a finalização na grelha.

3. Tudo pronto? Mãos à obra!

Com os alimentos previamente preparados, chegou a hora de começar a fazer o churrasco vegetariano!

O primeiro passo é limpar bem a grelha, especialmente se ela já foi utilizada para fazer churrasco para carnívoros antes. Para muitos vegetarianos, é desagradável sentir qualquer odor ou sabor que remeta ao gosto de carne, o que pode acontecer nesse caso.

Na hora de preparar linguiças, hambúrgueres e outras opções vegetarianas, é importante seguir as instruções do fabricante para garantir a melhor textura dos produtos e evitar que eles fiquem crus ou percam sabor e aroma.

Depois de acender a churrasqueira, coloque primeiro os vegetais mais densos, que levam mais tempo para ficarem prontos. Se você quer agilizar o processo, e não quis ou se esqueceu de cozinhá-los previamente, a dica é envolvê-los em papel alumínio e colocá-los sobre a grelha por 10 ou 15 minutos. Depois, abra com cuidado e termine de fazer o cocção normalmente.

Vegetais menores, que cozinham rápido e podem escorregar pelas grades da churrasqueira, podem ser grelhados em espetinhos.  Para que fiquem mais coloridos e apetitosos, faça um mix intercalando pedacinhos de bife vegetal com tomates cerejas, cogumelos, cebolas, tofu, abobrinhas e o que mais a sua imaginação permitir.

O segredo do sucesso de um churrasco vegetariano é combinar ingredientes de qualidade com uma dose de organização e muita criatividade. Por isso, comece agora mesmo a planejar o seu e não tenha medo de testar novas combinações.

Gostou de aprender como fazer churrasco vegetariano saboroso e saudável? Se você quiser saber mais sobre vegetarianismo, baixe agora mesmo o nosso ebook Vegetarianismo: Mitos e Verdades.