A batata doce está na mesa de praticamente todos os brasileiros. Parece que ela veio pra ficar e mostrar o quanto seus nutrientes são benéficos para o nosso corpo, principalmente para aqueles que tem uma rotina de exercícios regulares.

Esse é um tubérculo rico em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta. Além disso, a batata doce é rica em antioxidante, uma excelente fonte de vitamina A e B.

Este alimento é ótimo para quem deseja aumentar a massa corporal, isso porque 100 gramas de batata doce têm 116 calorias, o que é menos que a batata inglesa e o arroz comum. Para quem faz musculação, ela é um ótimo lanche pré-treino, pois dá energia e a força necessária para treinar com eficiência.

Mas sua utilidade não pára por aí. A batata doce também possui diversos benefícios à saúde que nos auxiliam na prevenção de doenças.

Regula os níveis de Açúcar no Sangue

Embora seja rica em amido (que é convertido em açúcar durante o processo digestivo) a capacidade dela em regular o açúcar no sangue, é muito grande pelo teor de fibras presentes em sua composição. Também ajuda a equilibrar o ritmo da digestão.

Ajuda no combate ao câncer

A batata doce é rica em beta caroteno, sendo um alimento muito importante na prevenção do câncer de próstata. Médicos afirmam que o beto caroteno pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa e o câncer de ovário em mulheres na pós-menopausa.

Controla o Estresse

Esse é um dos benefícios mais interessantes e desconhecidos da batata doce. Rica fonte de magnésio, conhecido como mineral antiestresse, melhora o humor, acalma, relaxa, assim como promove a saúde das artérias, do sangue, dos nervos, dos ossos e músculos.

Por: Tainá Macedo