A vida insana de muitas cidades do mundo impossibilita o cultivo de hortaliças. Muita gente mora em apartamentos e casas pequenas e não tem ideia de como plantar sua própria horta. Não é uma tarefa muito fácil, mas tudo fica mais simples se o planejamento for feito em comunidade. Em muitos países da Europa está ganhando força a moda das hortas comunitárias. Em Berlim, por exemplo, todo espaço está sendo aproveitado, desde um terreno de um aeroporto desativado, passando por terraços de casas a telhados de shoppings. Depois que o local é encontrado tudo facilita, mas aí vem a definição dos vegetais que serão plantados e a delegação de funções para que a manutenção da horta não seja prejudicada.

Nós separamos algumas dicas para te ajudar a colocar essa ideia tão bacana em prática. Junte seus vizinhos, parentes e amigos e comecem essa produção colaborativa. Além dos importantes momentos de contato com a terra, você poderá consumir também produtos de qualidade e livres de agrotóxicos.

Planejamento

Como já foi dito anteriormente, o primeiro passo a ser seguido é a definição do local onde ficará localizada a horta. É importante que fatores como a exposição solar e o acesso fácil à água sejam levados em consideração. Uma questão relevante também está relacionada à proximidade da plantação com as pessoas que vão ajudar em seu cultivo. Tudo deve ser pensado antecipadamente.

Divisão de tarefas

É importante definir o papel que cada um terá para a boa evolução do projeto. Uma boa conversa sempre rende bons frutos. E deve ficar bem esclarecida a periodicidade que cada um terá de desenvolver. Não pode falhar.

Orçamento

Nesse momento será definido os vegetais que serão cultivados. Tendo isso em mente fica mais fácil definir quais ferramentas, sementes e adubos atenderão à demanda. O valor total deve ser dividido entre os participantes.

Estudo

É importante você ter conhecimento dobre as especificidades de cada produto plantado. Por isso, procure saber mais, junto aos parceiros,  sobre cada item que está sendo cultivado. Sendo assim, sua produtividade terá maior volume e qualidade também.

horta