“Não consigo dormir à noite toda direto” “Ando muito cansado pelas noites mal dormidas” “Já tentei de tudo, mas continuo dormindo mal”, são algumas das inúmeras reclamações relacionadas ao sono.

Especialistas explicam que caso todas as pessoas têm noites de sono ruim, mas quando o problema se tona crônico, o organismo fica sobrecarregado com os efeitos negativos. Após uma noite mal dormida, a amídala cerebral (parte do cérebro que deixa o corpo em alerta para possíveis emergências), fica em ação permanente.

Mas, você sabia que a alimentação é um grande aliado? Uma alimentação saudável, com exercícios e disciplina de horário para dormir, é uma arma poderosa contra a insônia.

Evite o consumo de alguns tipos de alimentos

A vitamina B6 e magnésio são outros nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama. Além disso, é indicado evitar o consumo de alimentos que são fontes de xantina e cafeína, como o chocolate, café, guaraná e refrigerantes à base de coca, eles estimulam o sistema nervoso central, pelo ou menos quatro horas antes do sono.

Temos uma boa notícia para quem sofre com a insônia. Vamos aumentar os níveis de melatonina no corpo?

Banana

A fruta não é só uma boa fonte de triptofano, como também é riquíssima em potássio e vitamina B6, essas substâncias são perfeitas para aliviar os sintomas da insônia.

Homus

É uma pasta feita com grão-de-bico que contém altos níveis de triptofano e vitamina B6. A combinação desses dois, sempre dá um efeito positivo no metabolismo, aumentando a produção de melatonina e a qualidade do soo.

Laranja

Ajuda a elevar os níveis de melatonina em 47% e também uma ótima maneira de aumentar a quantidade da vitamina C no organismo.

Abacaxi

Um estudo feito pela Universidade de Khon Kaen, na Tailândia, revelou que o consumo de abacaxi aumenta a presença de um produto químico no cérebro, dando suporte na produção de melatonina em mais de 266%.

Folhas Verdes

Acelga, espinafre, couve e folhas de nabo contêm nutrientes como o cálcio, o potássio e o magnésio, são nutrientes essenciais para o metabolismo e a produção de melatonina. Com isso, essas folhas ajudam os músculos relaxarem, fazendo com que você durma melhor.

Invista no seu sono. Crie rotina, prepare o ambiente, alimente-se bem, exercite-se e tenha qualidade de vida!