11 out
Alimentação Infantil Exige Cuidados

Data tão esperada pelos pequenos, o Dia das Crianças é marcado por muita alegria, diversão e presentes. No entanto, a data também serve de alerta para um problema que é cada vez mais comum entre as crianças do país: o sobrepeso.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde apontam que uma em cada três crianças de cinco a nove anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os meninos, 16,6% são obesos, enquanto as meninas somam 11,8%. Comparada com pesquisas anteriores, o excesso de peso entre as crianças mais do que triplicou desde 1974: passou de 9,7% para 33,5% atualmente.

Young Girl Eating a HotdogDe acordo com Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, combater a obesidade e o sobrepeso infantil é possível por meio de mudanças dos hábitos alimentares e do incentivo à prática regular de atividade física. “Com a correria da vida moderna, o cuidado com a alimentação das crianças se torna mais um desafio, sobretudo, em meio a tantas facilidades e opções fast food, que acabam sendo muito atrativas para o público infantil. Portanto, é extremamente importante que, desde muito cedo, os pais incluam opções saudáveis nas refeições dos pequenos e também ressaltem a importância do esporte”.

Segundo a especialista, a alimentação da criança nos primeiros anos de vida possui grande influência sobre a saúde da mesma. “Uma nutrição desequilibrada pode afetar o crescimento, atrapalhar o desenvolvimento escolar, comprometer a imunidade, além de desenvolver desconfortos gastrointestinais e até mesmo intolerâncias alimentares”.

A nutricionista ainda ressalta que é preciso evitar alimentos que sejam ricos em açúcar, corantes e amido, principais responsáveis pela hiperatividade, inflamações e processos alérgicos, além do sobrepeso. “Atualmente, no mercado, existe uma grande oferta de produtos saudáveis, práticos e saborosos, que são boas alternativas para deixar a alimentação das crianças mais nutritiva e benéfica. As bolachas recheadas, por exemplo, podem ser substituídas por cookies integrais”.

Dicas para manter em dia a nutrição infantil

Para auxiliar os pais a manter em dia a nutrição infantil, a consultora da Superbom lista importantes recomendações. “Estabelecer horários fixos para as principais refeições do dia, oferecer combinações que sejam equilibradas nutricionalmente, variar os alimentos e envolver o pequeno na compra e preparo do alimento são algumas dicas que podem funcionar muito bem”.

Atenção redobrada com a hidratação dos pequenos

A correria das brincadeiras aumentam as necessidades hídricas e de sais minerais, portanto Cyntia lembra que é imprescindível oferecer água, sucos naturais e integrais constantemente. “Não devemos esperar os pequenos sentirem sede, pois isso já é um indício de desidratação”.

Exemplo dentro de casa

Por fim, a consultora destaca que o bom exemplo para os filhos precisa vir de dentro de casa. “Pais que fazem consumo demasiado de frituras e refrigerantes, por exemplo, acabam sendo uma péssima influência. Se você não possui hábitos alimentares saudáveis, não exija algo diferente por parte de seu filho”, conclui.

Alimentação Infantil Exige Cuidados

SUGESTÕES SAUDÁVEIS PARA AS CRIANÇAS

FIT KROC

Ricos em fibras e com baixo teor de sódio, os novos biscoitos salgados da Superbom não contêm leite, ovo ou qualquer ingrediente de origem animal em sua composição. Disponível nos sabores pizza, queijo e alho e salsa, o produto conta com o grande diferencial de não conter glúten nem lactose, além de ser rico em fibras e grãos.

GLUG’S

Um produto com uma embalagem prática e adaptada para consumo em diferentes situações. Garantia de estar colocando na lancheira dos filhos uma bebida refrescante, com alto teor de fruta, sem corantes artificiais e isento de aromatizações sintéticas. Disponível nos sabores maçã, pêssego, uva, maracujá e tangerina.

‹ Voltar