Além de ser uma delícia, também fortalece o organismo

O açaí é uma das principais fontes de renda da região norte do Brasil, mas hoje em dia é muito conhecido e consumido por todo o país. Com um sabor irresistível e sendo fonte de nutrientes e vitaminas, o açaí pode ser consumido de muitas maneiras. Em polpa, suco, vitamina, sorvete, massa, não importa o modo, os benefícios são incomparáveis.

Existem muitos estudos que mostram os inúmeros benefícios que o açaí traz a saúde, entre eles o poder de combater os radicais livres, graças a uma substância chamada antocianinas. Além de fortalecer o organismo, essa substância também elimina possíveis riscos a saúde.

O poder energético proveniente do açaí, também é outro fator que favorece o organismo. Ele repõe rapidamente o nível de glicose após os exercícios físicos, pois é rico em carboidratos. Mas vale ressaltar que pessoas que estão fazendo regime, não devem abusar da fruta, ela é calórica, em especial da forma que é geralmente consumida, com a adição do xarope de guaraná e açúcar.

O açaí também é muito rico em lipídios, o que faz da fruta um alimento de valor energético duas vezes maior do que o leite. A taxa de vitamina E encontrada no açaí também muito elevada, possui ainda fibras, proteínas, vitamina B1, cálcio, ferro e grande quantidade de antocianinas, o que favorece a circulação sanguínea e combate o colesterol alto.

Quem se beneficia muito com o consumo desta fruta, são as pessoas que sofrem de anemia, pois o açaí contém uma enorme gama de ferro. Uma dica para potencializar ainda mais esse recurso é acrescentar frutas cítricas à porção de açaí, como o abacaxi, acerola, kiwi e a laranja.

Já as pessoas que sofrem de diabetes ou gastrite, devem tomar muito cuidado com o do açaí. Por causa do alto índice de glicose, os diabéticos devem evitar o seu consumo. Caso a vontade seja maior, deve-se então eliminar o xarope de guaraná que é acrescentado à tradicional receita. Para as pessoas que sofrem de gastrite e úlcera, a dica é consumir outras frutas, pois o açaí é rico em gordura.

Leia também:

Receita de açaí na tigela

Os poderes do açaí

O açaí e seus benefícios

consuma açaíTabela nutricional do açaí para cada 100g

Energia – 26(Kcal)

Proteínas – 3,60g

Lipídios – 2,00g

Carboidratos – 57,40g

Fibras – 32,70g

Cálcio – 118,0mg

Fósforo – 58,00mg

Ferro – 1,9mg

Retinol – 11,80mg

Vitamina B1 – 0,36mg

Vitamina B2 – 0,1mg

Vitamina C – 900mg

Enfim, os benefícios que o açaí traz a saúde são muitos, e no verão é muito bom se refrescar com uma porção geladinha da fruta. Beneficie-se com o que o açaí pode lhe proporcionar e mantenha a sua saúde turbinada.