Com o tempo do verão, muitas pessoas se preocupam em usar protetor solar, mas quando o tempo está nublado ou até mesmo no inverno, todos se esquecem de que o risco com o sol é o mesmo. Os raios ultravioletas afetam a pele da mesma forma, tanto no verão, quanto no inverno ou em dias nublados, o que muda é apenas a sensação de calor que se torna mais amena.

O risco de ficar exposto ao sol por muito tempo é grande, e a pele é quem mais sofre as consequências. O índice de câncer de pele (melanoma) vem crescendo muito, e o melhor que se pode fazer é se prevenir contra esse mal. Não fique exposto ao sol nos horários de pico, que vão das 11:00hs da manhã até às 14:00hs da tarde. São nesses horários que existe maior incidência de raios ultravioleta, então quando for para a praia ou realizar alguma caminhada, independente do horário do dia, se estiver sol ou com o tempo nublado não esqueça o seu protetor solar.

Também é importante seguir as instruções que são expostas nos rótulos dos protetores, o fator de proteção muda de acordo com a pele, onde peles mais claras devem ser protegidas com protetores de fator maior, e as peles mais escuras com protetores de fator mais baixo. A incidência do sol também influencia bastante no fator a ser usado, nos dias que o sol estiver mais forte, devem-se usar protetores de fator maior.

Se previna, quem pode cuidar melhor de sua pele é você, então siga essas recomendações e aproveite o sol de forma saudável e segura. Sua pele agradece.