Certamente, você já deve ter ouvido falar ou já tomou o tão famoso suco detox. No entanto, você sabe ao certo para que esses sucos servem? 

De alguns anos para cá, os sucos detox ganharam espaço na mídia e viraram os queridinhos do mundo fitness, com promessas de emagrecimento e qualidade de vida.

Mas não é bem por aí. Ninguém emagrece com saúde apenas tomando sucos, não é mesmo? Essas bebidas são sim muito saudáveis e podem ajudar a emagrecer porque são complementares a um tipo específico de dieta: a dieta desintoxicante.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos explicar o que é a dieta desintoxicante e quais são os benefícios do suco detox. Além disso, vamos ensinar 5 receitas fáceis e saborosas. Acompanhe!

O que é uma dieta desintoxicante

A dieta desintoxicante ou dieta detox visa incluir alimentos diuréticos na alimentação a fim de eliminar toxinas do organismo e balancear a quantidade e a qualidade dos nutrientes consumidos. Trata-se da inclusão de sopas e sucos feitos com produtos naturais no cardápio, como legumes, frutas e verduras, itens ricos em água e fibras.

Essa não é uma dieta específica de emagrecimento, pois seria arriscado alimentar-se apenas de líquidos, principalmente sem a orientação de um médico, mas sim, de desintoxicação, ou melhor, uma limpeza hepática, pois ajuda o fígado a eliminar as toxinas do organismo,

Por isso, a dieta detox é recomendada para casos específicos, com prazo curto, como nos dias em que exageramos em comidas pesadas e pouco saudáveis e precisamos “expulsar” essas toxinas e nutrir o corpo de uma forma rápida e saudável.

No entanto, o suco detox, pode e deve fazer parte de uma dieta saudável. Adicionando um copo por dia, você ajuda o organismo a funcionar melhor e, assim, fica mais fácil perder peso.

Agora que você já sabe a origem e para que serve um suco detox, vamos falar sobre os benefícios que ele traz para a saúde.

Os benefícios do suco detox

Se consumido diariamente, o suco detox, além de ajudar na limpeza do organismo, devido às várias misturas de alimentos naturais, também traz imensos benefícios à saúde. Veja alguns:

  • pele e cabelos mais saudáveis: além de limpar as toxinas, o suco detox ajuda na regeneração celular, hidrata o corpo e fornece diversas vitaminas para fortalecer e revigorar a pele e o cabelo;
  • melhora o sistema imunológico: a combinação de vários alimentos saudáveis em apenas um copo de suco auxilia a otimizar a ingestão diária de nutrientes e vitaminas que fortalecem o sistema imunológico;
  • diminui a retenção de líquidos: por ser diurético, o suco ajuda eliminar o sódio do organismo e diminui a retenção de líquidos e o inchaço;
  • previne o envelhecimento precoce: os antioxidantes presentes nos ingredientes auxiliam a combater os radicais livres e, assim, prevenir o envelhecimento precoce;
  • auxilia no processo de emagrecimento: por ser desintoxicante e diurético, o suco detox ajuda a desinflamar o organismo e, devido à combinação de alimentos ricos em fibras e alguns termogênicos, é um ótimo aliado na perda de peso.

5 receitas de suco detox

Agora que você já sabe todos os benefícios e como o suco detox funciona no organismo, que tal aprender algumas receitas saborosas dessa bebida maravilhosa que, além de nutritiva, ajuda a desinchar, emagrecer e a ter mais saúde? Confira:

1. Suco verde detox de couve com gengibre

Ingredientes

  • 3 folhas de couve;
  • 1 copo de suco de laranja natural;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata com a água. Feito isso, coe, adicione gelo e beba em seguida.

Benefícios da couve

A couve está na lista dos alimentos mais saudáveis do mundo: é um excelente anti-inflamatório e antioxidante, tem propriedades antivirais e antidepressivas. Rica em vitaminas A, K, C, B6, B1, B2 e B3 e nutrientes, como cálcio, potássio, ferro e fósforo, a couve também tem ácido graxo ômega 3, fibras e proteínas.

2. Suco detox com cenoura, maçã e beterraba

Ingredientes

Modo de preparo

Lave bem todos os ingredientes e bata com a água no liquidificador. Feito isso, coe, adicione gelo e beba em seguida.

Benefícios da maçã

A maçã é rica em vitaminas B, C e E e tem alta concentração de fibras, em especial a pectina, uma fibra que auxilia no controle da glicemia. A fruta ajuda na digestão, na prevenção de colesterol, alivia problemas gastrointestinais, dá saciedade e tem poucas calorias.

3. Suco detox de abacaxi com hortelã

Ingredientes

  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 copo de água de coco;
  • hortelã a gosto;
  • raspas da casca de 1 limão;
  • gelo.

Modo de preparo

Raspe a casca do limão e reserve. Depois, junte os demais ingredientes e bata no liquidificador. Ao final, sirva em um copo com gelo e salpique as raspas de limão por cima.

Benefícios do abacaxi

O abacaxi é rico em fibras (como a pectina), vitaminas A, B e C, nutrientes (como magnésio, ferro, potássio e cálcio) e em uma enzima chamada bromelina.

A bromelina ajuda na quebra das proteínas, auxiliando o processo digestivo, a redução do inchaço e de inflamações, os distúrbios gastrointestinais e na perda de peso.

4. Suco detox de pepino, maçã e cenoura

Ingredientes

  • ½ cenoura com casca;
  • 1 maçã;
  • ½ pepino com casca;
  • 1 colher de chia;
  • 1 folha de couve;
  • 200 ml de água de coco;
  • hortelã a gosto.

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata. Feito isso, coe e sirva com gelo.

Benefícios do pepino

Fonte de vitaminas do complexo B e C, o pepino também é rico em nutrientes, como ferro, sílica, lignanas e flavonoides. Além disso, tem poucas calorias e 95% de sua composição é água. É um excelente antioxidante, diurético natural, anti-inflamatório e ajuda a prevenir várias doenças, como câncer, problemas no coração e diabetes.

5. Suco detox de uva, gengibre e canela

Ingredientes

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata. Feito isso, coe e sirva com gelo.

Benefícios do gengibre

O gengibre é um excelente anti-inflamatório, antiviral, analgésico e termogênico, além de auxiliar na digestão. A especiaria tornou-se queridinha de quem busca emagrecer, pois ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras.

Viu só quanta coisa boa pode caber em um copo? Ao adicionar essas receitas de suco detox ao seu dia a dia, você pode perder peso, ter mais saúde, disposição e qualidade de vida. Experimente!

E aí, gostou das dicas e receitas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais, assim os seus amigos também podem aprender a preparar esses deliciosos sucos.