Você é aquela pessoa que sabe que exercício faz bem para a saúde, mas mesmo assim sente uma preguiça enorme de sair de casa para se exercitar? Ou não consegue criar o hábito de fazer exercícios regularmente?

Quando falamos em atividade física, sabemos que faz bem ao corpo e a mente. Porém, o mais difícil é começar! Os motivos são variados: falta de companhia, preguiça, condições financeiras para fazer uma academia… Independente dos motivos precisamos estar sempre atentos ao nosso corpo.

Conheça seu corpo

É muito importante saber como anda sua saúde! Procure um médico, faça exames de rotina, após isso, você terá segurança para começar a prática de exercícios físicos regularmente. O médico poderá fazer indicação de alguns esportes e atividades.

Comece pela caminhada

5 dicas essenciais para criar o hábito de fazer exercícios físicosCaminhe pelo menos meia hora por dia, crie esse hábito por pelo menos 6 semanas seguidas; você sentirá diferença no condicionamento físico e na aparência, assim você se sentirá motivado a continuar.

Convide um amigo

Chame um amigo para se exercitar com você, assim um pode motivar o outro em dias em que a animação não é tanta!

Procure um profissional da área

Talvez em seu círculo de amizade alguém conheça um profissional da área que poderá dar algumas informações sobre exercícios que podem ser feitos em casa ou ao ar livre, como em parques.

Faça do exercício uma meta de vida!

Planeje os exercícios físicos, seja de manhã, tarde ou noite; sempre os coloque na sua agenda diária. Planeje a quantidade de tempo que irá fazer exercícios e quantas vezes por semana. Você se tornará uma pessoa disciplinada!

Procure uma atividade física da qual você goste e se sinta bem. Planeje sempre seus exercícios durante a semana, se não der pra ir pela manhã, vá à noite. Uma dica muito legal é usar aplicativos para monitorar seu progresso; esses aplicativos são capazes de dar uma noção de quantas calorias foram consumidas, a variação de peso, quantos quilômetros foram percorridos e muitas outras funções.

A prática de atividades físicas prolonga nossa expectativa de vida!