Muitas vezes a correria da rotina nos afasta de práticas saudáveis que beneficiam o nosso corpo, não é mesmo? Não zelar pela saúde é algo muito grave e que pode trazer resultados avassaladores para o bem-estar. Por isso, é sempre importante não se descuidar e praticar ações benéficas para o seu organismo, como praticar esportes e se alimentar corretamente. 

Se você anda preocupado com a saúde, mas não sabe ao certo quais atitudes tomar a fim de cuidar melhor de si, continue lendo este post. Separamos 3 dicas práticas para ter uma vida muito mais saudável.

Confira o que fazer para tirar a ociosidade da frente e começar a tomar conta de você hoje mesmo!

1. Pratique atividades físicas

Essa é uma dica que deveria ser uma regra. O esporte não é algo que complementa o cuidado com a saúde, ele deve ser encarado como meio primário de melhoria da vida e do bem-estar.

Além de ser responsável pela liberação de endorfina, a prática esportiva ajuda na queima da gordura localizada, na definição do tônus muscular e no combate às doenças ligadas ao sedentarismo (como a obesidade, os problemas cardíacos e circulatórios).

Na hora de escolher uma atividade física, consulte um médico e não se esqueça de sempre estar equipado com o calçado certo e roupas confortáveis. Se você não tem muito tempo durante a semana, tente inserir algumas atividades aeróbicas na sua rotina. Substituir o elevador pelas escadas é um ótimo começo!

2. Cuide bem da alimentação 

Quando o assunto é alimentação, existem tantas dicas úteis que não caberiam todas em um único post. Porém, não podemos deixar de mencionar aquelas que são consideradas as mais importantes.

Em primeiro lugar, não pule refeições e tente sempre manter uma periodicidade definida, de modo que seja possível realizar as 5 refeições. Junte a esse cuidado um bom equilíbrio nas suas escolhas. Não exagere nos carboidratos e lipídios — esteja sempre atento para que seu prato não se transforme em uma grande bomba de calorias!

Por fim, pense em manter uma alimentação saudável e sustentável. Já pensou em adotar uma rotina livre de proteínas animais?

A alimentação é protagonista no equilíbrio que mantém a saúde do corpo. Na Grécia Antiga, Hipócrates, o pai da Medicina, já afirmava que os alimentos são os melhores remédios que uma pessoa pode utilizar. Para ter uma nutrição sadia é preciso consumir uma variedade de produtos, especialmente os vegetais.

Eles são fonte de diversas vitaminas, sais, aminoácidos e propriedades fundamentais para o organismo. Além disso, eles são agentes importantes no combate e tratamento de diversas doenças e males que nos acometem conforme envelhecemos. 

3. Beba água

Assim como os alimentos, a água é muito importante para a nossa sobrevivência. Ela lubrifica as articulações, transporta os nutrientes, regula a temperatura corporal e hidrata a pele.

Não deixe de consumir pelo menos 2 litros de água por dia! Ela é essencial para zelar pelo seu bem-estar. 

Seguindo essas três dicas, o seu organismo estará muito mais protegido! Quem pratica esportes, cuida da alimentação e bebe água aumenta as chances de ficar livre de doenças. Esses três cuidados são os pilares de qualquer vida saudável, e tudo aquilo que é somado a eles faz você ficar ainda mais forte e cheio de saúde!

Agora que você já sabe o que é fundamental para ter uma vida sadia, que tal aprender algo para melhorar ainda mais o seu bem-estar? Veja aqui como se manter mais saudável ao cuidar da respiração!